quarta-feira, 9 de junho de 2010

O verdadeiro problema.

"No final, tudo é uma grande piada."
Algum dia você deve ter ouvido isso. Se não, bom acabou de ler. Isso faz sentido? Quando terminar de ler terá.
Não posso negar que hoje foi um dia produtivo. Pintei, gostei do resultado, desenhei um pouco, até almocei corretamente, isso é um milagre. Mas de tudo que aconteceu, a melhor coisa que fiz foi refletir. Sim, faço isso muito, converso comigo mesmo sempre. E acho isso muito saudável.
O fato é: O problema sou "eu".
Ainda não dá para entender, eu sei. Não é tão simples. Vamos usar-me como exemplo.

Crio constantemente ilusões para minha vida. Todas elas amorosas. Não que o sentimento seja uma ilusão, muito pelo contrário, são os mais puros e reais possíveis que qualquer ser humano possa gerar. A ilusão é a fantasia que crio com a possibilidade daquilo tornar realidade. Meu entendimento levou-me a pensar que poderia ir adiante, mas na verdade aquilo passou de um momento. Uma situação unicamente empírica e nada mais. Algo carnal.
Uma conhecida minha chegou até a falar: "Na verdade, eu perguntei. Como resposta recebi: ' Já lhe dei uma chance, não quero falar sobre isso.' Mas acho que você deveria tentar."
Minha melhor amiga chegou a falar: "É uma boba, cara. Quando ver o que perdeu, será tarde."
Hum. Eu sei a verdade, unicamente palavras para me sentir melhor. Se tivesse na situação delas, acho que também faria a mesma coisa.
O importante é que essas ilusões me fizeram bem para refletir. Um momento muito fértil para mim. Porque me coloquei em situações imaginárias, de possibilidades, de devaneios temporais que duram apenas um minuto, mas que parecem doces eternidades.

Sabe, eu gosto muito de conversar sozinho no caminho de volta para casa. É meu momento primordial de reflexão. Hoje, terça-feira, tomei consciência de uma coisa óbvia. Não é enteder que a amo, que a quero bem, que não aceita isso. Eu criei tudo isso. Eu sou o problema para mim mesmo. Minhas expectativas, minhas lamúrias, minhas loucuras, minhas idiotices. Tudo é meu. (Está certo que meu coração é só dela, mas isso não vem ao caso agora.) Percebi que posso levar adiante sem esse amor. Difícil de levar, mas tentarei.
E tudo isso acontece com todos. No amor, no trabalho, na família, nas amizades, no seu bem-estar, na alimentação, não importa a situação. O ser humano tem a capacidade de criar para si problemas que não existe e tentar resolvê-los arduamente. Onde, na verdade, o verdadeiro problema é ele próprio.

Isso é apenas um pequeno pedaço do todo chamado vida que sem ele seria muito mais fácil, mas não seria vida. E você ri de si próprio tentando viver.
No final, tudo é uma grande piada.

Nenhum comentário: